Tosse dos Canis

Tosse dos Canis

  • Imagem Blog Tosse de Canis

Seu cão apresenta sinais como tosse, espirros, febre e falta de apetite? Cuidado! Ele pode estar com Tosse dos Canis. Também conhecida como Traqueobronquite Infecciosa Canina ou traqueíte, a Tosse dos Canis é uma das doenças mais comuns entre os cachorros. É causada principalmente por três agentes infecciosos, uma bactéria de nome Bordetella bronchiseptica e dois vírus, Parainfluienza e Adenovírus, agindo de forma isolada ou em combinação.

Causando uma série de problemas respiratórios no animal, a complicação é mais comum em filhotes, mas também pode acometer cães de todas as idades e ser transmitida para os seres humanos, sendo considerada uma zoonose.
Transmitida por meio do contato direto de um cão sadio com um animal contaminado, a Tosse dos Canis tem uma incidência maior em cachorros que convivem em ambientes onde há aglomerações de animais – e é daí que vem o seu nome, já que os canis são o local perfeito para a propagação da doença.
Por desencadear sessões intermináveis de tosse e espirros nos cães infectados, a complicação se torna ainda mais contagiosa, já que, por meio destes sintomas, a sua propagação é facilitada, tendo o ar como um meio condutor da doença. O problema se torna ainda mais comum em estações de tempo mais frio, como o inverno; e durante esse período os cuidados devem ser redobrados para evitar o contágio dos pets.

TRATAMENTO
O tratamento, na maioria das vezes, envolve o uso de antibióticos, anti-inflamatórios e terapia sintomática, como antitussígenos, broncodilatadores e outros medicamentos.
COMO PREVENIR A TOSSE DOS CANIS?
A prevenção da gripe dos canis se faz através da vacinação. A vacinação é a melhor forma de induzir imunidade contra os principais vírus, porém, o fato de existirem diversos agentes envolvidos dificulta essa proteção, pois nenhum produto protege contra todos eles. A vacinação pode reduzir a gravidade dos animais acometidos, mas pode não prevenir a infecção, assim como acontece com a gripe humana.
Além da vacina anti-rábica e da vacina múltipla (V8, V11 e V12) possuem proteção contra Adenovírus, Parainfluenza e Cinomose, que fazem parte deste grupo de vilões causadores da doença todos os cachorros devem receber uma dose da vacina contra a tosse dos canis a partir dos dois meses de vida, com reforço anual. Além disso, cuidados como isolar o animal doente e evitar aglomerações são essenciais.

Leave a Comment

Name*

Email* (never published)

Website

Buscamos prestar o melhor serviço aos pets, envolvendo tecnologia, excelência profissional, para que nossos pets possam viver felizes e saudáveis, priorizando a ética e profissionalismo.